São 22 os atletas que participaram na 10ª edição da “volta djeu”, organizada pela associação de nadadores de São Vicente e pela DJEU.cv, este sábado, 9 de agosto de 2024, na solarenga baía da Laginha.
O vencedor foi o português Fábio Samouco, que conseguiu percorrer os 5,2 quilómetros necessários para ir da praia ao ilhéu dos Pássaros e voltar no tempo recorde de 1h e 29 minutos.
A Volta Djeu 2024 não é apenas uma competição, mas também actividades paralelas como o fórum dedicado às acções pelo oceano e à luta contra as alterações climáticas e os desafios relacionados com a internacionalização do desporto cabo-verdiano, organizado em colaboração com a FAO; nesta ocasião, a organização decidiu recompensar os primeiros participantes que, há 10 anos, decidiram tentar uma façanha que parecia impossível.
O décimo ano foi também a ocasião para lançar o hino oficial do evento, mas também e sobretudo para anunciar que, em 2025, a “Volta Djeu” será feita em quatro, com competições em Santiago, Boa Vista, maio e, claro, com a etapa final na ilha de São Vicente. Um caminho que leva os organizadores a empenharem-se, nos próximos tempos, em tornar a prova num palco internacional para nadadores de todo o mundo.
A competição, que tem a organização da Djeu CV, tem ainda como parceiros a gestão da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (ZEEM-SV), Ministério do Mar, Instituto do Desporto e da Juventude (IMP) e várias outras instituições públicas e privadas.