Operadores turísticos otimistas em relação à época alta em Santo Antão
Operadores turísticos no município do Porto Novo manifestaram-se hoje otimistas em relação à época alta do turismo na ilha de Santo Antão, que arranca já a partir do mês de Outubro, prolongando-se até Maio.
O operador João Crisóstomo, do Tarrafal de Monte Trigo, disse à Inforpress que nesta época alta do turismo em Santo Antão são esperados “milhares de turistas” provenientes de vários países, os quais vão trazer “um grande impulso” ao turismo na ilha.
Este operador disse que durante a época alta, o turismo ganha “forte dinamismo” no Tarrafal de Monte Trigo, uma das zonas mais visitadas de Santo Antão durante os meses de Outubro a Maio.
Ribeira das Patas é outra zona do município do Porto Novo muito visitada durante a época alta do turismo, onde as unidades hoteleiras estão praticamente cheias durante este período.
A operadora Susete Sousa confirmou que, entre Outubro e Maio, Ribeira das Patas é muito visitada com as unidades turísticas a atingir o pico em termos de reservas.
Também, durante esses meses, o Planalto Norte recebe muito turistas, apesar das dificuldades de acesso, segundo os operadores locais, que têm estado a pedir a requalificação da estrada que liga esse planalto ao resto do município.
Porém, os operadores exortam o Governo a retomar os trabalhos de reabilitação dos percursos turísticas, por onde passam milhares de turistas que procuram Santo Antão para caminhadas durante a época alta.
Segundo o operador Análides Évora, a criação de mais miradouros é uma necessidade, sobretudo no Tarrafal de Monte Trigo e em Alto Mira.
Enquanto isso, os operadores turísticos enaltecem as melhorias que o turismo tem registado nos últimos tempos neste município, destacando o surgimento de vários empreendimentos em todo o município.
“O turismo está a crescer nos últimos tempos. A dinâmica é boa, mas ainda é preciso continuar a melhorar os caminhos vicinais para que fiquem em melhores condições”, notou o operador Amadeu Ramos.
João Correia disse que tem havido “uma notável melhoria no turismo” no concelho do Porto Novo com mais hospedagens, destacando Tarrafal de Monte Trigo, Alto Mira e Ribeira das Patas como as zonas mais visitadas durante a temporada alta.
O arranque da época alta do turismo em Santo Antão coincide também com o arranque da temporada de cruzeiros, durante a qual se prevê várias escalas de navios nesta ilha.
Na temporada passada, o porto do Porto Novo recebeu 22 escalas e 1.680 passageiros, tendo sido o quarto porto mais visitado durante a temporada de cruzeiros, ficando atrás dos portos Grande (São Vicente), da Praia (Santiago) e Vale dos Cavaleiros (Fogo).
Inforpress