As obras de requalificação turística do Tarrafal e Monte Trigo, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, são inauguradas hoje, em acto presidido pelo presidente da autarquia, Aníbal Fonseca.
Monte Trigo e Tarrafal têm estado nos últimos tempos a receber obras ligadas à requalificação ambiental e turística, no quadro do projecto de valorização das aldeias rurais em Santo Antão, financiado pelo Governo, através dos ministérios do Turismo e do Ambiente.
Numa recente visita a Tarrafal, o ministro do Turismo, Carlos Santos, explicou que os investimentos realizados até agora nestas duas aldeias, à volta de 22 mil contos, têm o propósito de “preparar as duas localidades para receber bem os turistas”.
O ministro do Turismo qualificou essas duas localidades como sendo “uma das pérolas” de Cabo Verde e informou que a valorização turística e ambiental do Tarrafal e Monte Trigo se enquadra num programa integrado de desenvolvimento destas duas zonas piscatórias, à volta de 340 mil contos.
Esse pacote de investimentos inclui, entre outras obras, a requalificação da zona costeira do Tarrafal, projecto que será implementado entre finais de 2026 e princípios de 2027.
A protecção da zona costeira do Tarrafal é uma das maiores reivindicações da população dessa localidade, que, todos os anos, entre os meses de Dezembro a Março, sofrem com a invasão do mar bravo às suas habitações.