Por ocasião da feira internacional de turismo de Madrid – FITUR, Cabo Verde conquista operadores e instituições, estabelecendo relações cada vez mais concretas com um dos mais importantes países emissários de Cabo Verde.
Uma grande oportunidade de demonstrar o diferencial turístico do país, valorizando a riqueza patrimonial, a diversidade cultural e os recursos turísticos nacionais, proporcionar aos operadores e parceiros nacionais as condições de espaço e comodidade para a sua presença, bem como, marcar presença junto dos principais mercados emissores e estreitar relações com Stakeholders e melhorar o posicionamento de CV enquanto destino turístico diversificado e sustentável.
Representado pelo instituto de turismo, ministério do turismo e câmara de turismo, com a presença de alguns dos operadores turísticos do sector (grupo terra sab, hotel budha beach, entre outros), houve várias reuniões em que Cabo Verde foi o protagonista
desde o secretário de estado do turismo e o ministro do turismo portugueses, ao conselheiro do turismo e emprego do governo regional das canárias, passando pelo diretor do aeroporto de Málaga, o embaixador de Cabo Verde em Espanha, o cônsul honorário em Málaga, o Presidente da Câmara de Málaga e o Presidente da Câmara de Comércio regional.
Cabo Verde coopera com o Reino de Espanha em diversos sectores, dando como exemplo a cooperação no âmbito do projeto de sustentabilidade no turismo que o Governo espanhol está a financiar.
“O projeto visa trazer critérios de sustentabilidade para as ilhas do Sal e da Boa Vista, de onde irá sair o pacto da sustentabilidade a ser assinado por todos os sectores da área do turismo no sentido de cada vez mais, nós apresentarmos um turismo sustentável, que aliás é um dos elementos que caracteriza a demanda neste momento a nível mundial. Ou seja, as preocupações com sustentabilidade ambiental, social, cultural e de governança”, declarou o sr. Ministro do Turismo Cabo-verdiano.
Confirmado também o memorando de entendimento assinado em 2021 com a anterior ministra do Comércio, Indústria e Turismo de Espanha:
“Esse memorando versa alguns elementos e pontos prioritários de cooperação que centravam na capacitação, na troca de experiência e também na transmissão de conhecimento, tendo em conta o trabalho que tem que ser feito a nível do normativo que temos que aprovar a nível do turismo”, disse o Carlos Santos, acrescentando que o encontro foi também para “definir as perspetivas de implementação desse memorando em 2024”.
fonte FB ITCV – Ministério do Turismo de CV